Objetivo:

Adequar o planejamento e gestão das cidades mineiras aos novos condicionantes do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo.

Identificador: Estruturador

Rede de Desenvolvimento: Rede de Cidades

O desenvolvimento de cidades deve estar ligado à expansão urbana monitorada, legitimação do espaço informal e a inclusão da social. Neste sentido, promove-se o programa “cidades: espaço de integração”. Inicialmente alinhando quatro principais áreas de atuação: habitação, planejamento urbano, ordenamento de novas centralidades e inclusão de mobilidade em telecomunicações. A junção dessas vertentes de políticas públicas tem por objetivo realizar o crescimento da cidade de forma mais ordenada, ampliando seus mecanismos de gestão, abrindo espaços de participação para a sociedade civil. Desta forma o programa visa adequar o planejamento e gestão das cidades mineiras aos novos condicionantes do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo. 

Público alvo:

Munícipios, Associações Microrregionais, Regiões Metropolitanas, Consórcios Públicos, população com renda mensal até três salários mínimos e/ou em situação de irregularidade fundiária. 

Gerente Responsável: Alencar Viana

UNIDADE ORGANIZACIONAL RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA: SEDRU

Ações deste programa